sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mais Importa Obedecer a Deus do que aos Homens


"E o sumo sacerdote os interrogou, Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los." Atos 5:27-33. 

"Como a verdade contradiz as doutrinas dos homens e condena suas práticas injustas, desperta a mais acérima oposição. A maioria, inclusive dos que levam o nome de Cristo, não está disposta a seguir-Lhe o exemplo de abnegação e levar-Lhe a cruz. E como se distanciam cada vez mais de Cristo, não podem distinguir entre o celestial e o terreno; sua paz é perturbada porque existe um povo que serve a Deus e renuncia a todo ato pecaminoso." Historical Sketches of SDA Missions, Págs. 195 e 196.

Quão belas lições, quão incentivadores exemplos daqueles que uma vez defenderam a verdade mesmo sobre acérrima oposição e perseguição; preferindo obedecer a Deus do que a meros mortais com suas vãs filosofias, dogmas, que não são mais que doutrinas e mandamentos de homens. Ainda que a maioria estava-lhes contra, ainda que o correto parecia ser o errado pela tão grande oposição. Dentre os muitos que levavam o nome de Cristo, mas entre os poucos que sempre procuraram seguir-Lhe o exemplo, loucos a vista do mundo, sábios a vista de Deus. Homens e mulheres diferentes..., valorosos..., falhos sim, mas pela graça de Cristo procurando renunciar a tudo que provem do mal, um povo peculiar que servia e adorava a Deus em espírito e em verdade. Este povo existiu, este povo existe e eternamente existirá. Estou eu, estamos nós, entre este peculiar povo? 


Que voz reconhecereis como sendo a voz de Deus? Que poder tem o Senhor em reserva para corrigir vossos erros e mostrar-vos a direção que seguis tal como é? Que poder para operar na Igreja? Se vos recusais a crer enquanto não for removida toda sombra de incerteza e toda possibilidade de dúvida, jamais crereis. A dúvida que requer perfeito conhecimento jamais cederá à fé. A fé repousa na evidência, não na demonstração. O Senhor requer que obedeçamos à voz do dever, quando há outras vozes em torno de nós estimulando-nos a seguir uma direção oposta. Demanda sincera atençao de nossa parte distinguir a voz que provém de Deus. Precisamos resistir à inclinação e vencê-la, e obedecer à voz da consciência sem discutir nem transigir, para que suas inspirações não cessem, e sejamos dominados pela inclinação e o impulso. “A palavra do Senhor vem a todos nós que não resistimos a Seu Espírito mediante determinação de não ouvir nem obedecer. Esta voz é ouvida em advertências, em conselhos, em reprovações. É a mensagem de luz do Senhor a Seu povo. Se esperarmos por mais altos chamados ou melhores oportunidades, a luz poderá ser retirada, e nós deixados em trevas. ... “Dói-me dizer, meus irmãos, que vossa pecaminosa negligência de andar na luz vos tem circundado de trevas. Talvez sejais agora sinceros em não reconhecer e obedecer à luz; as dúvidas que tendes entretido, vossa negligência em dar ouvidos às reivindicações de Deus, têm-vos cegado a percepção, de maneira que a treva é agora para nós luz, e a luz é treva. Deus vos tem ordenado que vades avante à perfeição. O cristianismo é uma religião de progresso. A luz de Deus é plena e ampla, aguardando nosso pedido. Sejam quais forem as bênçãos que o Senhor dê, Ele possui ainda infinita provisão, inesgotável reserva, da qual podemos sacar. O ceticismo poderá tratar as sagradas reivindicações do evangelho com gracejos, zombarias e negações. O espírito de mundanismo pode contaminar a muitos e dominar a poucos; a causa de Deus só pode manter o terreno mediante grande esforço e contínuo sacrifício; todavia ela triunfará afinal. “A palavra é: Avante; desempenhai-vos de vosso dever individual, e deixai todas as conseqüências nas mãos de Deus. Caso avancemos segundo a direção de Jesus, veremos Seu triunfo, partilharemos de Sua glória. Precisamos partilhar os conflitos se havemos de cingir a coroa da vitória. Como Jesus, precisamos ser aperfeiçoados mediante o sofrimento. Houvesse a vida de Cristo sido uma vida cômoda, poderíamos com segurança entregar-nos à indolência. Uma vez que Sua vida foi assinalada por contínua abnegação, sofrimento e sacrifício, não nos queixaremos se com Ele os partilharmos. Podemos andar com segurança na mais escura senda, caso tenhamos a Luz do mundo por nosso guia. ... “Quando o Senhor me apresentou pela última vez o vosso caso, e deu-me a conhecer que não havíeis atendido à luz que vos fora dada, foi-me mandado falar-vos claramente em Seu nome, pois Sua ira se acendera contra vós. Estas palavras me foram ditas: ‘Tua obra te é indicada por Deus. Muitos não te darão ouvidos, pois se recusaram a ouvir ao grande Mestre; muitos não são corrigidos, pois seus caminhos são retos a seus próprios olhos. Todavia leva-lhes as reprovações e advertências que te darei, quer as ouçam quer deixem de ouvir.’”  Mensagens Escolhidas, Vol. I, Págs. 27-29.


"Por negligenciarem uma vez atender ao chamado do Espírito de Deus e Sua Palavra, quando a obediência envolve uma cruz, muitos têm perdido muito. Quanto, eles nunca saberão até que os livros sejam abertos no dia final. Os rogos do Espírito negligenciados hoje porque o prazer ou as inclinações levam em sentido oposto podem ser impotentes para convencer ou mesmo para impressionar amanhã. Aproveitar as oportunidades do presente, com coração pronto e disposto, é a única maneira de crescer na graça e no conhecimento da verdade. Devemos estimar sempre o senso de que, individualmente, estamos diante do Senhor dos exércitos; nenhuma palavra, nenhum ato e nem mesmo um pensamento que ofendam os olhos do Eterno devem ser tolerados. Se sentirmos que em toda parte somos os servos do Altíssimo, seremos mais cuidadosos. Toda a nossa vida terá para nós um significado e uma santidade que qualquer honra terrena jamais poderá oferecer. Os pensamentos do coração, as palavras dos lábios e todo ato da vida tornarão mais valioso o nosso caráter, se a presença de Deus for continuamente sentida. Seja a linguagem do coração: “O Senhor está neste lugar.” Então a vida será pura, o caráter sem mácula, a mente continuamente dirigida para o Senhor." Testemunhos para a Igreja, Vol. 5, Págs. 69 e 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário