A quem se refere este texto?
Quem é a Sabedoria de Deus?
"O Soberano do Universo não estava só em
Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro — um cooperador que
poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar
felicidade aos seres criados. “No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. João 1:1, 2.
Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai — um em
natureza, caráter, propósito — o único ser que poderia penetrar em todos
os conselhos e propósitos de Deus. “O Seu nome será: Maravilhoso
Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz”. Isaías 9:6. Suas “saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Miquéias 5:2.
E o Filho de Deus declara a respeito de Si mesmo: “O Senhor Me possuiu
no princípio de Seus caminhos, e antes de Suas obras mais antigas. [...]
Quando compunha os fundamentos da Terra, então Eu estava com Ele e era
Seu aluno; e era cada dia as Suas delícias, folgando perante Ele em todo
o tempo”. Provérbios 8:22-30." Patriarcas e Profetas, Pág. 34.
“Mas para os que
foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo,
poder de Deus e Sabedoria de Deus.” 1 Coríntios: 1: 24.
Sabendo agora que
Cristo é a Sabedoria do qual Salomão fala, podemos ver que Cristo
em algum momento foi gerado, ou seja, a partir de um
momento da
eternidade Ele saiu do Pai.
"E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os
milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas
saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Portanto os
entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz;
então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. E ele permanecerá, e
apascentará ao povo na força do SENHOR, na excelência do nome do SENHOR
seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos
fins da terra." Miquéias 5:2-4.
"Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo
sacerdote, mas aquele que lhe disse: “Tu és meu Filho, hoje te gerei.”
- Hebreus 5:5.
"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos
pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O
qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua
pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo
feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à
destra da majestade nas alturas;
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque,
a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra
vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
". Hebreus 1: 1-6.
Vejamos agora o que nos diz Uriah Smith no Livro
As Profecias do Apocalipse com relação
a geração do Filho de Deus:
“As escrituras em parte alguma
falam de Cristo como de um ser criado, mas claramente afirmam que Ele foi
gerado pelo Pai.(Ver comentários a Apoc. 3: 14, onde demonstramos que Cristo não é um ser criado). Mas enquanto, como Filho gerado, não possuía
com o Pai uma co-eternidade de existência pretérita, o começo da sua
existência é anterior a toda obra da criação, em relação a qual Ele foi criador
juntamente com Deus. João 1:3; Heb. 1: 3. Não podia o Pai ordenar que se prestasse a um tal ser adoração igual à Sua, sem se tratar de idolatria da parte dos adoradores? Ele elevou-o a posições em que é própio ser adorado, e além disso ordenou que se Lhe prestasse adoração, o que não teria sido necessário se Ele fosse igual ao Pai em eternidade de existência. O própio Cristo declara que <como o Pai tem a vida em Si mesmo, assim deu ao Filho ter a vida em Si mesmo>. João 5:26. O Pai < exaltou-O soberanamente, e deu-Lhe um nome que é sobre todo nome>. Fil. 2:9. E o própio Pai diz: <E todos os anjos de Deus O adorem>. Heb. 1:6. Estes testemunhos mostram que Cristo é agora objeto de adoração igualmente com o Pai; mas não provam que tenha com Ele uma eternidade de existência passada.” As Profecias do Apocalipse, Pág. 82. Uriah Smith. (1945)
QUAL A POSIÇÃO DA IRMÃ ELLEN WHITE SOBRE OS LIVROS DO PASTOR
URIAH SMITH?
“O interesse em Daniel e Apocalipse deve continuar enquanto durar o tempo da graça. Deus usou o autor deste livro como um condutor por meio do qual comunicar luz para dirigir as mentes para a verdade.” Manuscrito 174, 1899.
"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo
aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." 1 João 5: 1.
Jesus é a imagem de Deus?
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". II Coríntios 4:4
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse". Col. 1:15-19
"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". II Coríntios 4:4
"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse". Col. 1:15-19
"Existe um Deus pessoal, o Pai; existe um Cristo pessoal, o Filho. E
“havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos
pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a
quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual,
sendo o resplendor da Sua glória, e a expressa imagem da Sua pessoa, e
sustentando todas as coisas, pela palavra do Seu poder, havendo feito
por Si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-Se à destra da
Majestade nas alturas”. Hebreus 1:1-3. ME1 293
“Deus
é o Pai de Cristo; Cristo é o Filho de Deus. A Cristo foi
atribuída uma posição exaltada. Foi
feito igual ao Pai. Cristo participa de todos os desígnios de Deus”. Testemunhos
Seletos. Vol. III. 5ª ed. 1985. p. 266
"Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" Proverbios 30: 4.
“Falarei
do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei...Beijai
o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se
inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.” Salmos 2:7,12
“a qual
Deus nos tem cumprido, a nós, filhos deles, levantando a Jesus, como também
está escrito no salmo segundo: Tu és meu Filho, hoje te gerei.” Atos 13:33
“Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus
enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que
o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já
está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:16-18
“Nisto se manifestou o amor de
Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para
que por meio dele vivamos.” I João 4:9
"Dando Cristo, Seu Filho unigênito, como resgate para o mundo, Deus deu todo o Céu". ME1 299
O que significa a palavra unigênito?
Unigenito = Uni-Genito.
Uni = Único
Genito = Gerado
O Único Filho Gerado por Alguém.
Uni = Único
Genito = Gerado
O Único Filho Gerado por Alguém.
O único que foi gerado .
Filho único.
Único que foi gerado por seus pais.
Filho único.
Único que foi gerado por seus pais.
“O eterno pai, Aquele que é
imutável, deu seu único Filho, nascido dEle, retirado do seu seio,
aquele que foi feito a expressa imagem de sua pessoa e enviado a terra para
revelar o quanto Ele amou a raça humana.” Adventist Review and Sabbath Herald - 07-09-95
“As Escrituras declaram que CRISTO
é o ‘unigênito de DEUS’. Ele é gerado, não criado. Quando Ele foi gerado
não nos compete indagar, nem nossas mentes poderiam assimilá-lo se nos fosse indicado.
O profeta Miquéias nos diz tudo quanto podemos saber sobre isto nestas
palavras: ‘E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de
milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens
são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade’. Miquéias 5:2. Houve
um tempo em que CRISTO procedeu e veio de DEUS, do seio do PAI (João
8:42; 1:18), mas esse tempo está tão recuado nos dias da eternidade que para a
compreensão finita é praticamente sem início.
Mas a questão fundamental é que
CRISTO é um Filho gerado, não um súdito criado. Ele
tem por herança um nome mais excelente do que o dos anjos; Ele é um ‘Filho
sobre a Sua casa’. E sendo Ele o Filho unigênito de DEUS, é da mesma substância
e natureza de DEUS e possui por nascimento todas os atributos de DEUS, pois
o PAI agradou-Se de que o Seu filho fosse a expressa imagem de Sua pessoa,
o fulgor de Sua glória, e repleto de toda a plenitude da Divindade.” Cristo
e Sua Justiça, pág. 19 – Ellet J. Waggoner"Dando Cristo, Seu Filho unigênito, como resgate para o mundo, Deus deu todo o Céu". ME1 299
“Anjos foram expulsos do Céu porque não queriam trabalhar em harmonia com Deus. Caíram de sua elevada condição porque queriam ser exaltados. Chegaram a exaltar-se a si mesmos, esquecendo-se de que sua beleza pessoal e de caráter provinha do Senhor Jesus. Este fato os anjos [caídos] queriam obscurecer: que Cristo era o Filho unigênito de Deus, e chegaram a considerar que não deviam consultar a Cristo. Um anjo iniciou o conflito e levou-o avante até que houve rebelião nas cortes celestiais, entre os anjos. Eles se exaltaram devido a sua beleza.” Carta 42, 1910; Este Dia com Deus MM – 1980, Pág. 126.
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João
testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O
que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou". João 1:14-18
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus".João 3: 16-18
"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que
desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que
desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam." 1 João 2: 22-26.
"E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus."1 João 4: 14 -15.
"O grande Criador convocou os
exércitos celestiais para, na presença de todos os anjos, conferir honra
especial a Seu Filho. O Filho estava assentado no trono com o Pai, e a
multidão celestial de santos anjos reunida ao redor. O Pai então fez saber que,
por Sua própria decisão, Cristo, Seu Filho, devia ser considerado igual
a Ele, assim que em qualquer lugar que estivesse presente Seu Filho,
isto valeria pela Sua própria presença. A palavra do Filho devia ser obedecida
tão prontamente como a palavra do Pai. Seu Filho foi por Ele investido
com autoridade para comandar os exércitos celestiais. Especialmente devia
Seu Filho trabalhar em união com Ele na projetada criação da Terra e de
cada ser vivente que devia existir sobre ela. O Filho levaria a cabo Sua
vontade e Seus propósitos, mas nada faria por Si mesmo. A vontade do Pai seria
realizada nEle.” História da Redenção, pág. 13.
“Disse meu anjo assistente: Pensas
que o Pai entregou Seu mui amado Filho sem esforço? Não, absolutamente. Foi
mesmo uma luta, para o Deus do Céu, decidir se deixaria o homem culpado
perecer, ou se daria Seu amado Filho para morrer por ele. Os anjos estavam tão
interessados na salvação do homem que se podiam encontrar entre eles os que
deixariam sua glória e dariam a vida pelo homem que ia perecer. Mas, disse o
anjo, isso nada adiantaria. A transgressão era tão grande que a vida de um anjo
não pagaria a dívida. Nada, a não ser a morte e intercessão de Seu Filho,
pagaria essa dívida, e salvaria o homem perdido da tristeza e miséria sem
esperanças... Vi que era impossível a Deus
alterar ou mudar Sua lei, para salvar o homem perdido, e que ia perecer;
portanto, Ele consentiu em que Seu amado Filho morresse pela transgressão do
homem. Satanás de novo regozijou-se com seus anjos de que, ocasionando a queda
do homem, pudesse ele retirar o Filho de Deus de Sua exaltada posição.
Disse a seus anjos que, quando Jesus tomasse a natureza do homem decaído,
poderia derrotá-Lo, e impedir a realização do plano da salvação.” Primeiros Escritos, pág. 151-152
“A dedicação do primogênito teve
sua origem nos primitivos tempos. Deus prometera dar o Primogênito do Céu
para salvar os pecadores. Este dom devia ser reconhecido em todas as famílias
pela consagração do primogênito.” O
Desejado de Todas as Nações, pág. 51.
Analize de um texto
Não
podemos formular um pensamento em um texto que não se harmoniza com
diversos outros textos, por isso nus cabe " comparar texto com texto" e
segundo uma analise geral ter uma interpretação correta do assunto e
entender textos difíceis.
A palavra não se contradiz.
"Ler a Palavra de Deus não é suficiente. As Escrituras foram dadas para nossa instrução, e devemos examiná-las com atenção e diligência. Devemos estudar a Palavra de Deus, comparando uma parte com outra. Uma passagem é a chave que descerra outra passagem." Pacific Union Recorder, 23 de Fevereiro de 1905
"A
salvação de nossa alma está em jogo, e devemos examinar as Escrituras
por nós mesmos. Por mais fortes que possam ser nossas convicções, por
maior confiança que tenhamos de que o ministro sabe o que é a verdade,
não seja este o nosso fundamento. Temos um mapa dando todas as
indicações do caminho, na jornada em direção ao Céu, e não devemos estar
a conjeturar a respeito de coisa alguma. O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender
das Escrituras o que é a verdade, e então andar na luz, animando outros a
lhe seguirem o exemplo. Devemos dia após dia estudar a Bíblia,
diligentemente, ponderando todo pensamento e comparando passagem com passagem. Com o auxílio divino devemos formar nossas opiniões por nós mesmos, visto termos de responder por nós mesmos perante Deus.As verdades mais claramente reveladas na Escritura Sagrada têm
sido envoltas em dúvida e trevas pelos homens doutos que, com pretensão
de grande sabedoria, ensinam que as Escrituras têm um sentido místico,
secreto, espiritual, que não transparece na linguagem empregada. Estes
homens são falsos ensinadores. Foi a essa classe que Jesus declarou:
“Errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus.” Marcos 12:24.
A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com o seu óbvio
sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura. Cristo fez a
promessa: “Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina
conhecerá se ela é de Deus.” João 7:17.
Se os homens tão-somente tomassem a Bíblia como é, e não houvesse
falsos ensinadores para transviar e confundir-lhes o espírito,
realizar-se-ia uma obra que alegraria os anjos, e que traria para o
redil de Cristo milhares de milhares que ora se acham a vaguear no erro." Grande Conflito Pág. 598.
"O espírito humano é dotado da faculdade de descriminar entre a vontade e
o erro. É o desígnio de Deus que não se decidam por impulso, mas pelo
peso da evidência, comparando cuidadosamente passagem com passagem. Houvessem os judeus posto à margem seus preconceitos, e comparado as profecias escritas com
os fatos que caracterizavam a vida de Jesus, e teriam percebido uma
bela harmonia entre as profecias e seu cumprimento na vida e ministério
do humilde Galileu." O Desejado de Todas as Nações, Pág. 458. (1898)
Exemplo de 3 textos a serem comparados:
"Cristo é o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo. ... Falando de Sua preexistência, Cristo reporta a mente através de séculos incontáveis. Afirma-nos que nunca houve tempo em que Ele não estivesse em íntima comunhão com o eterno Deus. Aquele cuja voz os judeus estavam então ouvindo estivera com Deus como Alguém que vivera sempre com Ele". — The Signs of the Times, 29 de Agosto de 1900.
"Cristo lhes mostra que, embora eles considerassem que Sua vida era de menos de cinqüenta anos, todavia Sua existência divina não podia ser contada pelo cômputo humano. A vida de Cristo antes de Sua encarnação não se calcula por algarismos". — The Signs of the Times, 3 de Maio de 1899.
“Uma oferta completa fora feita; pois ‘Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito’ – não um filho por criação, como foram os anjos, nem um filho por adoção, como é o pecador perdoado, mas um Filho gerado na expressa imagem da pessoa do Pai, em todo brilho de Sua majestade e glória, Um igual a Deus em autoridade, dignidade e perfeição divina.” The Signs of the Times, 30 mai. 1895.
Quando Jesus se tornou filho
pela
segunda vez?
"Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque,
a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra
vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
". Hebreus 1: 1-6.
"Antes que fossem postos os fundamentos do mundo, Cristo, o Unigênito de Deus, comprometeu-Se a tornar-Se o Redentor da raça humana, caso Adão pecasse. Adão caiu, e Aquele que era participante da glória do Pai antes de existir o mundo, pôs de lado Suas vestes reais e Sua real coroa, e desceu de Sua alta autoridade para tornar-Se um Bebê em Belém, a fim de que, palmilhando o caminho onde Adão tropeçara e caíra, redimisse a humanidade caída. Sujeitou-Se a todas as tentações que o inimigo apresenta aos homens e mulheres; e todos os assaltos de Satanás não conseguiram fazê-Lo desviar-Se de Sua lealdade ao Pai. Vivendo uma vida sem pecado, testificou Ele de que todo filho e filha de Adão pode resistir às tentações daquele que primeiro trouxe o pecado ao mundo. Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer. Veio ao mundo em forma humana, a fim de viver como homem entre os homens. Assumiu os riscos da natureza humana, para ser provado e tentado. Em Sua humanidade, era participante da natureza divina. Em Sua encarnação obteve nova intuição do título de Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: “A virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:35. Ao mesmo tempo que era Filho de um ser humano, tornou-Se o Filho de Deus num novo sentido. Assim Se achou Ele em nosso mundo — o Filho de Deus, mas ligado, pelo nascimento, à raça humana". Mensagens Escolhidas 1, págs. 226-227
"Antes que fossem postos os fundamentos do mundo, Cristo, o Unigênito de Deus, comprometeu-Se a tornar-Se o Redentor da raça humana, caso Adão pecasse. Adão caiu, e Aquele que era participante da glória do Pai antes de existir o mundo, pôs de lado Suas vestes reais e Sua real coroa, e desceu de Sua alta autoridade para tornar-Se um Bebê em Belém, a fim de que, palmilhando o caminho onde Adão tropeçara e caíra, redimisse a humanidade caída. Sujeitou-Se a todas as tentações que o inimigo apresenta aos homens e mulheres; e todos os assaltos de Satanás não conseguiram fazê-Lo desviar-Se de Sua lealdade ao Pai. Vivendo uma vida sem pecado, testificou Ele de que todo filho e filha de Adão pode resistir às tentações daquele que primeiro trouxe o pecado ao mundo. Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer. Veio ao mundo em forma humana, a fim de viver como homem entre os homens. Assumiu os riscos da natureza humana, para ser provado e tentado. Em Sua humanidade, era participante da natureza divina. Em Sua encarnação obteve nova intuição do título de Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: “A virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:35. Ao mesmo tempo que era Filho de um ser humano, tornou-Se o Filho de Deus num novo sentido. Assim Se achou Ele em nosso mundo — o Filho de Deus, mas ligado, pelo nascimento, à raça humana". Mensagens Escolhidas 1, págs. 226-227
“Satanás exultou quando Jesus
depôs Seu poder e glória e deixou o Céu. Achou que o Filho de Deus
estava então colocado sob o seu poder. A tentação fora tão vitoriosa com o
santo par no Éden que ele esperou pelo seu poder e engano satânicos derrotar
mesmo o Filho de Deus, salvando por esse meio sua própria vida e reino.
Se ele pudesse tentar Jesus a afastar-Se da vontade do Pai, seu objetivo
estaria ganho. Mas Jesus defrontou o tentador com a repreensão: "Vai-te, Satanás."
Mat. 4:10. Ele deveria curvar-Se unicamente ante Seu Pai.” Primeiros
Escritos, pág. 157
"Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e
quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
Porque
todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas
as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe
sujeitou todas as coisas.
E,
quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo
Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que
Deus seja tudo em todos." I Coríntios 15: 24-28
Como era e assim deve permanecer a crença dos Adventistas com relação a Deus e a seu Filho segundo os Principios Fundamentais?
1.
Que existe um só Deus, pessoal, um Ser Espiritual, o Criador de todas
as coisas, Onipotente, Onisciente, e Eterno; Infinito em conhecimento,
santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável, e
presente em todos os lugares por meio do Seu Espírito. Salmo 139:7.
2. Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai, o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem; que ele tomou a natureza da semente de Abraão para a redenção de nossa raça caída; que ele residiu entre os homens, cheio de graça e verdade, viveu nosso exemplo, morreu nosso sacrifício, foi ressuscitado para nossa justificação, ascendeu ao alto para ser nosso único mediador no santuário celestial, através dos méritos de seu sangue derramado, assegurou o perdão e absolvição dos pecados de todos aqueles que persistentemente se achegam a Ele; e como o encerramento de parte do seu trabalho de sacerdote, antes de assentar-se em seu trono como Rei, Ele realizará a expiação por todos eles, e todos os pecados deles cometidos fora do santuário serão apagados (Atos 3:19), como mostrado no serviço do sacerdócio levítico, o qual apontava e prefigurava o ministério de nosso Senhor no Céu. Veja Levítico 16; Hebreus 8:4, 5; 9:6, 7.
2. Que existe um Senhor, Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai, o único por quem foram criadas todas as coisas, e por meio de quem elas existem; que ele tomou a natureza da semente de Abraão para a redenção de nossa raça caída; que ele residiu entre os homens, cheio de graça e verdade, viveu nosso exemplo, morreu nosso sacrifício, foi ressuscitado para nossa justificação, ascendeu ao alto para ser nosso único mediador no santuário celestial, através dos méritos de seu sangue derramado, assegurou o perdão e absolvição dos pecados de todos aqueles que persistentemente se achegam a Ele; e como o encerramento de parte do seu trabalho de sacerdote, antes de assentar-se em seu trono como Rei, Ele realizará a expiação por todos eles, e todos os pecados deles cometidos fora do santuário serão apagados (Atos 3:19), como mostrado no serviço do sacerdócio levítico, o qual apontava e prefigurava o ministério de nosso Senhor no Céu. Veja Levítico 16; Hebreus 8:4, 5; 9:6, 7.
Para complementar o estudo sugerimos o Download de dois estudos:
Uma Síntese de Textos do Espírito de Profecia
"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele
que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos
nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
" Romanos 8: 31-32