terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um Dia pela Bíblia é Composto de TARDE e MANHÃ.




 "Houve TARDE e MANHÃ, o PRIMEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:5). 

 "Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado." Levítico 23:32

"De cada dia consecutivo da criação, declara o registro sagrado que consistiu de tarde e manhã, como todos os outros dias que se seguiram." Patriarcas e Profetas, Pág. 70. 

 

Quando se inicia e se termina o periodo de um dia?

Vemos o relato bíblico nos afirmando que houve tarde e manhã o primeiro dia da semana, assim como nos dias consecutivos; mas quando é essa tarde?

Em Levítico 23: 32 vemos um pedido para que aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, para se celebrar o dia da expiação, (Um Sábado Cerimonial) um dia de santa convocação a qual nenhuma obra se faria, sendo portanto um Sábado Cerimanial fixo de descanso.

Interessante que o dia da Expiação conforme Levítico 23:27 foi determinado para o dia 10 do mês ali referido, o sétimo mês: "Mas aos dez deste mês sétimo será o dia da expiação: tereis santa convocação..."

Mas no versiculo 23 do mesmo capitulo nos informa o inicio desse dia 10, sendo " aos nove do mês à tarde, ou seja ao ocaso do sol do dia 9 se iniciaria o dia 10, sendo  "duma tarde a outra tarde" de um pôr do sol a outro pôr do sol celebrado como o Dia da Expiação.

Vejamos agora o que nus diz as escrituras sagradas com respeito ao que se refere essa TARDE, em Marcos 1:32 :

 "E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados." 

Era o Sábado do sétimo dia, e neste dia não se carregava os enfermos, então era aguardado a tarde, o pôr do sol que dava inicio ao primeiro dia da semana para que se levassem os enfermos para serem assim curados por Jesus. Nisto sabemos que havia uma incoerência na interpretação do pedido Bíblico, mas o fato é que se era aguardado o pôr do sol do dia de sábado, a tarde.

O mesmo fato em Lucas 4: 40 nos diz:

"E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava."  

Em Mateus 8: 16 nos diz assim:

 "E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos." 

"No lar do pescador, em Cafarnaum, a mãe da esposa de Pedro “estava enferma com muita febre; e rogaram-Lhe por ela”. Lucas 4:38. Jesus “tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os” [ao Salvador e a Seus discípulos]. Mateus 8:15. A notícia se espalhou rapidamente. O milagre fora operado no sábado e, por medo dos rabis, o povo não ousava ir para ser curado antes do pôr-do-sol. Então, das casas, lojas e mercados, os habitantes da cidade dirigiram-se para a humilde habitação que abrigava Jesus. Os enfermos eram levados em padiolas, iam apoiados em bordões ou, amparados por amigos, cambaleavam debilmente até à presença do Salvador." Ciência do Bom Viver, Pág. 29.
 

Outra referência biblica com respeito a TARDE que podemos aqui citar se encontra em Deuteronômio 16: 6 que nos diz:

 "Senão no lugar que escolher o SENHOR teu Deus, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito." 

Em Daniel 8:14 temos uma profecia com respeito a um determinado tempo de 2.300 tardes e manhãs, que é considerado como sendo 2.300 dias simbolicos.

"E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."   
 
 "A base da expressão de Daniel 8:14 (2.300 tardes e manhãs) como 2.300 dias se encontra em Gênesis 1, no relato da Criação (Gênesis 1:5, 8, 13, 19, 23 e 31), em que a “manhã” se refere ao nascer-do-sol e a “tarde”, ao seu ocaso, ao pôr do sol. Evidência disso se extrai de Marcos 1:32: À tarde, ao cair do sol, trouxeram a Jesus todos os enfermos e endemoninhados.”. Outro exemplo pode ser encontrado em Levítico 23:32: “Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”. Visto que, num período de 24 horas, ocorrem 2 fenômenos relacionados ao Sol, seu nascimento e seu ocaso, era natural que a expressão “tardes-manhãs” fosse usada para designar um dia completo."

 De acordo com a Bíblia, o dia é contado a partir da parte escura. Isto indica que o Sábado deve ser santificado  a partir do pôr-do-sol de sexta-feira, que é o dia de preparação para o Sábado, até o pôr-do-sol de Sábado. Na Bíblia, um novo dia começa a ser contado no pôr-do-sol e não depois da meia-noite.


Espírito de Profecia 

Vejamos o que nos diz a pena inspirada pelo Espírito de Profecia:

"...ficaram inteiramente inconscientes do tempo que fazia desde que tinham comido qualquer coisa. Afinal, o dia estava a morrer. O Sol descia no Ocidente, e todavia o povo se deixava ficar. Jesus trabalhara o dia inteiro sem alimento nem repouso. Estava pálido de fadiga e fome, e os discípulos rogaram-Lhe que cessasse o labor." O Desejado de Todas as Nações, Pág: 365.


"Embora a preparação para o sábado deva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação. Por intermédio de Moisés, disse o Senhor a Israel: “Amanhã é o repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde em guarda para vós até amanhã”. Êxodo 16:23. “Espalhava-se o povo, e o [maná] colhia, e em moinhos o moía, ou num gral o pisava; e em panelas o cozia, e dele fazia bolos”. Números 11:8. Tinham, pois, alguma coisa que fazer a fim de preparar o pão que lhes era enviado do Céu, e o Senhor lhes ordenou que o fizessem na sexta-feira, o dia da preparação. [...]
Na sexta-feira, deverá ficar terminada a preparação para o sábado. Tenhamos o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovar os sapatos e tomar o banho. É possível deixar tudo preparado, caso se tome isso como regra. O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, coloquemos de parte todo trabalho secular, e façamos desaparecer os jornais profanos. Os pais devem explicar aos filhos esse procedimento e induzi-los a ajudarem na preparação, a fim de observar o sábado segundo o mandamento. Devemos observar cuidadosamente os limites do sábado. É bom lembrar que cada minuto é tempo sagrado. Sempre que possível, os patrões deverão conceder aos empregados as horas que decorrem entre o meio-dia da sexta-feira e o começo do sábado. Dessa forma, terão tempo para a preparação, a fim de poderem saudar o dia do Senhor com sossego de espírito. Assim procedendo não sofrerão nenhum prejuízo, nem mesmo quanto às coisas materiais." Conselhos para a Igreja, Pág. 268.
 "Receavam que a atenção do povo fosse atraída ainda para os acontecimentos que acompanhavam a crucifixão. Temiam os resultados da obra daquele dia. Por coisa alguma queriam que Seu corpo permanecesse na cruz, durante o sábado. Este se vinha aproximando, e seria uma violação de sua santidade o ficarem os corpos pendentes da cruz. Assim, servindo-se disso como pretexto, os principais judeus solicitaram de Pilatos que se apressasse a morte das vítimas, e seus corpos fossem tirados antes do pôr-do-sol." O Desejado de Todas as Nações, Pág. 771.
 "Aquele seria um inesquecível sábado para os tristes discípulos, e também para os sacerdotes, os príncipes, os escribas e o povo. Ao pôr-do-sol do dia de preparação, soaram as trombetas, anunciando o começo do sábado." O Desejado de Todas as Nações, Pág. 774.


"Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar. A esse respeito estamos precisando de uma reforma, porque muitos há que se estão tornando descuidados. Temos que confessar as faltas a Deus e uns aos outros. Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou." Testemunhos Seletos, Vol. 3. Pág. 23.

"Ao pôr-do-sol, elevai a voz em oração e cânticos de louvor a Deus, celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana. Desse modo, os pais poderão fazer do sábado o que em realidade deve ser, isto é, o mais alegre dos dias da semana, induzindo assim os filhos a considerá-lo um dia deleitoso, o dia por excelência, santo ao Senhor e digno de honra." Testemunhos Seletos, Vol. 3. Pág. 25.



Palavra Hebraica Yom Traduzida na Palavra "Dia" 

"Uma análise cuidadosa da palavra hebraica para “dia” e do contexto no qual ela aparece em Gênesis nos leva a concluir que “dia” significa um período literal de 24 horas. A palavra hebraica yom traduzida na palavra "dia" pode significar mais de uma coisa. Pode se referir ao período de 24 horas que a terra leva para girar ao redor do seu eixo (ex: "há 24 horas em um dia"). Pode se referir ao período da luz do dia entre o nascer e o pôr do sol (ex: "é muito quente durante o dia, mas melhora um pouco à noite"). Também pode se referir a um período de tempo não específico (ex: "durante os dias do meu avô…"). Dessa mesma forma a palavra yom (traduzida como "dia") pode significar mais de uma coisa no original. É usada para se referir a um período de 24 horas em Gênesis 7:11. É usada para se referir à luz do dia entre o nascer e o pôr do sol em Gênesis 1:16. Também é usada para se referir a um período de tempo não específico em Gênesis 2:4. Portanto, o que essa palavra significa em Gênesis 1:5-2:2 quando é usada juntamente com números ordinais (ex: "primeiro dia", "segundo dia", "terceiro dia", "quarto dia", "quinto dia", "sexto dia" e o "sétimo dia")? Esses "dias" são períodos de 24 horas ou não? Será que "yom" como é usado aqui pode significar um período de tempo não específico? Como podemos diferenciar?

Podemos determinar como "yom" deve ser interpretado em Gênesis 1:5-2:2 simplesmente ao examinar o contexto no qual encontramos a palavra e então ao fazer uma comparação desse contexto com o seu uso no resto das Escrituras. Ao fazer isso, deixamos as Escrituras se interpretarem...

  Agora vamos dar uma olhada no contexto onde encontramos a palavra "yom" usada em Gênesis 1:5-2:2…

Dia 1 - "Chamou Deus à luz Dia [yom] e às trevas, Noite. Houve TARDE e MANHÃ, o PRIMEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:5).

Dia 2 - "E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve TARDE e MANHÃ, o SEGUNDO DIA [yom]" (Gênesis 1:8).

Dia 3 - "Houve TARDE e MANHÃ, o TERCEIRO DIA [yom]" (Gênesis 1:13).

Dia 4 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUARTO DIA [yom]" (Gênesis 1:19).

Dia 5 - "Houve TARDE e MANHÃ, o QUINTO DIA [yom]" (Gênesis 1:23).

Dia 6 - "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve TARDE e MANHÃ, o sexto DIA [yom]" (Gênesis 1:31).

Dia 7 - "Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no DIA [yom] SÉTIMO a sua obra, que fizera, descansou nesse DIA [yom] de toda a sua obra que tinha feito" (Gênesis 2:1-2).

Ao descrever cada dia como “tarde e manhã”, é bem claro que o Autor do livro de Gênesis estava se referindo a períodos de 24 horas.
No livro de Neemias no capitulo 13 vemos uma reforma na guarda do sábado em seus dias. Haviam pessoas que estavam profanando o dia de sábado e até mesmo vendendo mantimentos nas horas sagradas. No versiculo 19 temos um parecer convincente do inicio das horas sagradas: 
 "Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado"
 Complemento com respeito ao Período da Semana:
  "Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." Exôdo 20:11 
 "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." Gênesis 2:2 
 "Semelhante ao sábado, a semana originou-se na criação, e foi preservada e trazida até nós através da história bíblica. O próprio Deus mediu a primeira semana como um modelo para as semanas sucessivas até o final do tempo. Como todas as outras, consistiu de sete dias literais. Seis dias foram empregados na obra da criação; no sétimo dia Deus repousou, e então o abençoou e o separou como dia de descanso para o homem.Na lei dada no Sinai, Deus reconheceu a semana, e os fatos sobre os quais ela se baseava. Depois de dar o mandamento: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”, e especificar o que deve ser feito nos seis dias e o que não deve ser feito no sétimo, Ele declara a razão para assim observar a semana, apontando para o Seu próprio exemplo: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou”. Êxodo 20:8-11. Esta razão parece bela e impõe-se quando compreendemos serem literais os dias da criação. Os seis primeiros dias de cada semana são dados aos homens para o trabalho, porque Deus empregou o mesmo período da primeira semana na obra da criação. No sétimo dia o homem deve abster-se do trabalho, em comemoração ao repouso do Criador." Patriarcas e Profetas, Pág. 70.


"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo." 1 João 1:3

8 comentários:

  1. O dia é a parte Clara a luz é dia, as trevas é á noite, um dia não tem 24 horas um dia tem 12 horas o dia começa ao nascer do sol pois Deus não criou as trevas ela já existia quando ele chegou aqui, o sábado começa ao nascer do sol até o por do sol

    ResponderExcluir
  2. Poderia falar como é a referencia biblica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos, gostaria de dizer que não era primeiro dia, nem segundo dia, ate o sesto dia... Mas era sim, dia primeiro, dia segundo, até o dia sesto... portanto notem a diferença.e me diz onde está o erro. pois a bíblia diz dia primeiro; E não primeiro dia. OK. tenho muito interesse em saber isso. porque Deus não errou em nada, mas os homens erram e as vezes não aceitam correção.

    ResponderExcluir
  4. E não falei do dia 7º porque não há necessidade pois o 7º é o fim de semana que na grande maioria também não aceitam; Seguindo os romanos que por intermedio de Contantino o imperador mudou o sábado para o domingo, e a grande maioria nem sabe e se sabe não fala e nem questiona.

    ResponderExcluir
  5. E está perfeito o que Deus fez, a tarde e a manhã de cada dia, portanto, os dias começam a tarde, e é feito de uma noite completa e um dia completo, mas os homens mudaram a virada do dia a meia noite quebrando assim a noite em duas metades. Deus faz certo, o homem muda e acha que sabe mais que Deus.

    ResponderExcluir
  6. Mas Deus não disse foi a tarde e a tarde. Ele disse foi a tarde e a manhã do dia seguinte

    ResponderExcluir
  7. Amigo, tem uma incoerência na interpretação das 2300 tardes e manhãs, por exemplo: Quando eu digo que tenho um rebanho de 2300 vacas e bois, estou querendo dizer que posso ter a metade de cada, e não que tenho 2300 de cada um, percebe? Então as 2300 tardes e manhas são a metade de cada, ou seja 1150 de tardes e 1150 de manhas, pois um dia tem uma tarde e manha entendeu? Para ser 2300 dias simbólicos como você falou no texto, tem que ter 2300 tardes e mais 2300 manhas. O continuo sacrifício se dava do sacrifício de um animal de manha e outro na parte da tarde, com a profanação do santuário, eles ficaram sem sacrificar animais durante 1150 dias sem o continuo sacrifício, ou seja, ficou sem sacrificar 2300 animais pois eram sacrificado dois por dia, um de manha e outro a tarde. https://www.youtube.com/watch?v=2UxPD0twjIo&list=PL6zWiDNPXyG6wTm3v-Beu_pgd5UkfuttX

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, a ideia é mais ou menos essa. Temos em Gênesis a narração da criação de todas a coisas e uma tarde e manha simboliza o dia de 24 horas completo. Logo, podemos entender que a tarde do por do sol em diante até amanhecer, é a noite. Quando o sol nasce, podemos dizer que seja o período manhã que representa o dia todo. Em Daniel 7:25 a palavra de Deus fala que a besta mudaria os tempos e a lei de Deus, e isso aconteceu em 321 D.C pelo imperador romano com o Édito de Constantino, e com o tempo mudaram também o inicio do dia e noite para a meia noite.

    Meus comentários aqui são minhas interpretações e opiniões, logo, posso estar errado. A palavra do Criador deve ser analisada no contexto da bíblia inteira, pois ela não é de particular interpretação!

    ResponderExcluir