domingo, 9 de setembro de 2012

Reflexão: O Consolador, a Presença Sensível do Senhor que Ascendera ao Céu



Leia atentamente este texto do Espírito de Profecia:

"E “quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” Romanos 8:34. Diz o Senhor: “O Meu povo não será envergonhado para sempre.” Joel 2:26. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5. Quando no dia da ressurreição esses discípulos encontraram o Salvador e lhes ardia o coração ao ouvirem Suas palavras; quando olharam para a cabeça, mãos e pés que por amor deles tinham sido feridos; quando, antes de Sua ascensão, Jesus os levou até Betânia, e erguendo as mãos para os abençoar, lhes ordenou: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho”, acrescentando: “Eis que Eu estou convosco todos os dias” (Marcos 16:15; Mateus 28:20); quando, no dia de Pentecoste, desceu o Consolador prometido, e foi dado o poder do alto, e a alma dos crentes estremeceu com a presença sensível do Senhor que ascendera ao Céu — então, mesmo que seu caminho tivesse de passar, como o de Jesus, através de sacrifício e martírio, trocariam eles o ministério do evangelho de Sua graça, com a “coroa da justiça” a ser recebida à vinda de Cristo, pela glória de um trono terrestre que fora a esperança de seu primeiro discipulado? Aquele que é “capaz de fazer muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos” concedera-lhes, com a comunhão de Seus sofrimentos, a de Sua alegria — alegria de “trazer muitos filhos à glória”, alegria indizível, “eterno peso de glória”, com que, diz Paulo, “nossa leve e momentânea tribulação” não é para ser comparada." O Grande Conflito, Págs. 349 e 350.

Pergunta para reflexão: Quem é nosso Consolador segundo este texto?  Aqui temos o mesmo texto em edição condensada:
 
"Diz o Senhor: “O Meu povo jamais será envergonhado.” “Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Joel 2:26; Salmos 30:5. No dia da ressurreição os discípulos encontraram o Salvador, e ardia-lhes o coração ao ouvirem Suas palavras. Antes da ascensão Jesus lhes ordenou: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Acrescentou: “Eis que estou convosco todos os dias”. Marcos 16:15; Mateus 28:20. No dia de Pentecostes desceu o Consolador prometido, e o coração dos crentes estremeceu com a presença sensível do Senhor que tinha ascendido ao Céu." O Grande Conflito Condensado, Págs. 156

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós"João 14: 16-20.

 “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20.

Pergunta para analise: Existe um texto mais claro que mostre claramente como Ellen White entendia ser o outro Consolador?

Citaremos dentre outros o seguinte texto, primeiro em inglês da forma como foi retirado do site oficial dos escritos de Ellen White e após o texto traduzido:

"Cumbered with humanity, Christ could not be in every place personally; therefore it was altogether for their advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on earth. The Holy Spirit is Himself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Himself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. “But the Comforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall (although unseen by you), [This phrase was added by Ellen White.] teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you” [John 14:26]. “Nevertheless I tell you the truth; It is expedient for you that I go away: for if I go not away, the Comforter will come not unto you; but if I depart, I will send Him unto you” [John 16:7]." Manuscript Releases, Volume Fourteen, Page 23 and 24.
Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" [João 14:26]. "Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei" [João 16:7].Manuscript Releases, Volume Fourteen, Págs. 23 e 24.

 Jesus está esperando para soprar o fôlego em todos seus discípulos, e lhes dá a inspiração do Seu santificado espírito, e transfundir a sua influência vital para o seu povo. Ele os faz entender que eles não podem servir a dois mestres daqui por diante. As suas vidas não podem ser divididas. Cristo vive dentro de seus agentes humanos, e trabalha através de suas faculdades, e age pelas capacidades que eles tem. Às suas vontades devem ser submetidas à vontade de Cristo, eles têm de agir com o espírito de Cristo, não devem ser mais eles quem vive, mas Cristo é quem deve viver neles. Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o Seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus. Nosso modo e vontade devem estar em submissão à vontade de Deus, enquanto sabendo que ele é santo, justo, e bom”. The Signs of the Times, 10-03-92. (Sinais dos Tempos – Ellen G. White)


"Oh, seja visto, meus irmãos, que Jesus habita no coração, sustentando, fortalecendo, confortando. É vosso privilégio ser dia a dia dotados com rica medida de Seu Santo Espírito, e ter ampla visão da importância e do escopo da mensagem que estamos proclamando ao mundo." A Igreja Remanescente, Pág. 70
 "Jesus estará convosco; Ele irá adiante de vós pelo Seu Espírito Santo, preparando o caminho; e será o vosso auxiliador em todas as circunstâncias. 'Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos Céus e na Terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.'" A Igreja Remanescente, Pág. 80.
"Quando chegares a receber a Cristo como teu Salvador pessoal, haverá em ti uma assinalada mudança; estarás convertido, e o Senhor Jesus, por Seu Santo Espírito, Se postará a teu lado. Não haverá por mais tempo o desassossego, ansiedade e insatisfação que te possuem." Mente Caráter e Personalidade, Vol. I. Pág. 124.
"Cristo deu à Sua igreja amplos recursos a fim de que Ele possa receber avultada contribuição de glória de Seus remidos, Sua possessão adquirida. Dotada da justiça de Cristo, a igreja é Sua depositária, e em plena e final manifestação devem nela aparecer a riqueza de Sua misericórdia, amor e graça. A declaração em Sua oração intercessória, de que o amor do Pai é tão grande para conosco como para com Ele mesmo, o Filho unigênito, e que onde Ele estiver estaremos nós, sendo para sempre um com Cristo e o Pai, é uma maravilha para as hostes celestes e é Sua grande alegria. O dom de Seu Santo Espírito, rico, amplo e abundante, deve ser para a Sua igreja como uma circundante muralha de fogo contra a qual os poderes do inferno não prevalecerão." A Igreja Remanescente, Pág. 15.
 “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:18. O divino Espírito que o Redentor do mundo prometeu enviar é a presença e o poder de Deus. Ele não deixará Seu povo no mundo destituído de Sua graça, para ser perseguido pelo inimigo de Deus e afligido pela opressão do mundo; mas voltará para eles. — The Signs of the Times, 23 de Novembro de 1891.

Jesus está buscando impressionar neles o pensamento que dando o Seu Espírito Santo Ele está dando a eles a glória que o Pai lhe deu, para que Ele e o seu povo possam ser um em Deus.”. The Signs of the Times, 10-03-1892.

 Queridos irmãos que possamos estudar a santa Palavra com muita oração e reverência deixando de lado todas as nossas opniões preconcebidas e adquiridas com o decorrer do tempo, tendo em mente o peso das evidências e sabendo que Deus não retirará todos os pontos de dúvidas, quando elas são tão minimas em contraste com as evidências de uma verdade.

Concluimos com essas Advertências:

Tem havido muitos traidores disfarçados no acampamento, e Cristo conhece a cada um deles. Deus tem sido desonrado por súditos desleais que, caso Cristo estivesse hoje na terra em forma humana, bradariam: ‘Crucifica-O, crucifica-O’. “Homens que poderiam ter permanecido na clara luz, realizando corajoso serviço como ministros do evangelho e médicos missionários, têm estado aceitando falsas teorias e sofismas; que se origi­naram com o pai das mentiras, todavia eles não reconhecem que mudaram." - Testimonies, Série B, # 7, pp. 13-16 (20 de novembro de 1905).

“Os princípios da verdade que Deus na sua sabedoria tem dado à igreja remanescente seriam descartados. Nossa religião seria mudada, Os princípios fundamentais que tem sustentado a obra nos últimos 50 anos seriam tidos como erro. Uma nova organização seria estabelecida. Livros da nova ordem seriam escritos. Um sistema de filosofia intelectual seria introduzido.” (Selected Messages, Book 1, pages 204,205).

“Satanás estabeleceu seus planos para solapar a nossa fé na história da causa e obra de Deus. Estou pro­fundamente ansiosa ao escrever isto. Satanás está agindo com homens em posições de destaque para eliminar os fundamentos de nossa fé. Permitiremos que isso seja feito, irmãos? Review and Herald, vol. 19 de novembro de 1903.

Nenhum comentário:

Postar um comentário