terça-feira, 13 de agosto de 2013

Considerai o Autor e Sumo Sacerdote CRISTO JESUS



No primeiro verso do terceiro capítulo de Hebreus temos uma exortação que compreende todas as injunções dadas ao cristão. "Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, JESUS". O fazê-lo, como recomendado na Bíblia, considerar a CRISTO contínua e inteligentemente, tal como Ele é, transformará a pessoa num perfeito cristão, pois "pela contemplação somos transformados".
Ministros do evangelho têm uma inspirada ordenança para conservarem o tema, CRISTO, continuamente perante as pessoas e dirigir a atenção de todos somente a Ele. Paulo declarou aos coríntios: "Porque decidi nada saber entre vós, senão a JESUS CRISTO, e este crucificado" (I Cor. 2:2), e não há razão para supor que sua pregação aos coríntios fosse diferente em qualquer respeito de sua pregação noutros lugares. De fato, ele nos diz que quando DEUS lhe revelou o Seu Filho, foi para que O pregasse entre os gentios (Gál. 1:15,16), e sua alegria era que a ele, Paulo, havia sido dada graça para "pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de CRISTO" (Efés. 3:8).
Mas o fato de que os apóstolos fizeram de CRISTO o peso de toda a sua pregação não é nossa única base para magnificá-Lo. O Seu nome é o único nome sob o céu dado aos homens pelo qual podemos ser salvos. Atos 4:12. O próprio CRISTO declarou que nenhum homem pode ir ao PAI senão por intermédio Dele. João 14:6. A Nicodemos Ele disse: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna". João 3: 14, 15.
Esse "levantar" de JESUS, conquanto diga primariamente respeito a Sua crucifixão, abrange mais do que um mero fato histórico; significa que CRISTO deve ser "levantado" por todos quantos crêem Nele, como o Redentor crucificado, cuja graça e glória são suficientes para suprir todas as maiores necessidades do mundo; significa que deveria ser "levantado" em todo o Seu imenso amor e poder como "DEUS conosco", a fim de que Sua divina atração possa atrair-nos para junto Dele. Ver João 12:32.
A exortação para considerar a JESUS, e também a razão para tanto, são dadas em Heb. 12:1-3: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, JESUS, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas". É somente por considerar constantemente e com oração a JESUS tal como é revelado na Bíblia que podemos nos guardar de tornar-nos cansados de fazer o bem e de desanimar pelo caminho.
Novamente, devemos considerar a JESUS porque Nele "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos". Col. 2:3. A quem quer que falte sabedoria é indicado pedir a DEUS que a concede liberalmente sem lançar em rosto, e a promessa é de que lhe será concedida. Mas a desejada sabedoria somente pode ser obtida em CRISTO. A sabedoria que não procede de CRISTO e que, em conseqüência, não conduz a Ele é somente loucura, pois DEUS, como fonte de todas as coisas, é o Autor da sabedoria; a ignorância de DEUS é a pior sorte de insensatez (ver Rom. 1:21, 22) e todos os tesouros da sabedoria e conhecimento estão ocultos em CRISTO, de modo que quem tem somente a sabedoria deste mundo nada sabe. E uma vez que todo o poder no Céu e na Terra é dado a CRISTO, o apóstolo Paulo declara que CRISTO é "o poder e a sabedoria de DEUS". I Cor. 1:24.
Há, contudo, um texto que brevemente sumaria tudo quanto CRISTO é para o homem e oferece a razão mais abrangente para considerá-Lo. É este: "Mas vós sois Dele, em CRISTO JESUS, o qual Se nos tornou da parte de DEUS sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30. Somos ignorantes, ímpios e perdidos. CRISTO é para nós justiça e redenção. Que abrangência! Da ignorância e pecado, à justiça e redenção. A mais elevada aspiração ou necessidade do homem não pode atingir os limites do que CRISTO é para nós e o que Ele somente é para nós. Razão suficiente é esta para que todos os olhos devam estar Nele fixos.
 E. J. Waggoner




Nenhum comentário:

Postar um comentário