No primeiro verso do terceiro capítulo de
Hebreus temos uma exortação que compreende todas as injunções dadas ao cristão.
"Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai
atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, JESUS". O fazê-lo,
como recomendado na Bíblia, considerar a CRISTO contínua e inteligentemente, tal
como Ele é, transformará a pessoa num perfeito cristão, pois "pela contemplação
somos transformados".
Ministros do evangelho têm uma inspirada
ordenança para conservarem o tema, CRISTO, continuamente perante as pessoas e
dirigir a atenção de todos somente a Ele. Paulo declarou aos coríntios: "Porque
decidi nada saber entre vós, senão a JESUS CRISTO, e este crucificado" (I Cor.
2:2), e não há razão para supor que sua pregação aos coríntios fosse diferente
em qualquer respeito de sua pregação noutros lugares. De fato, ele nos diz que
quando DEUS lhe revelou o Seu Filho, foi para que O pregasse entre os gentios (Gál.
1:15,16), e sua alegria era que a ele, Paulo, havia sido dada graça para "pregar
aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de CRISTO" (Efés. 3:8).
Mas o fato de que os apóstolos fizeram de
CRISTO o peso de toda a sua pregação não é nossa única base para magnificá-Lo. O
Seu nome é o único nome sob o céu dado aos homens pelo qual podemos ser salvos.
Atos 4:12. O próprio CRISTO declarou que nenhum homem pode ir ao PAI senão por
intermédio Dele. João 14:6. A Nicodemos Ele disse: "E do modo por que Moisés
levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja
levantado, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna". João 3: 14, 15.
Esse "levantar" de JESUS, conquanto diga
primariamente respeito a Sua crucifixão, abrange mais do que um mero fato
histórico; significa que CRISTO deve ser "levantado" por todos quantos crêem
Nele, como o Redentor crucificado, cuja graça e glória são suficientes para
suprir todas as maiores necessidades do mundo; significa que deveria ser
"levantado" em todo o Seu imenso amor e poder como "DEUS conosco", a fim de que
Sua divina atração possa atrair-nos para junto Dele. Ver João 12:32.
A exortação para considerar a JESUS, e também
a razão para tanto, são dadas em Heb. 12:1-3: "Portanto, também nós, visto que
temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo
peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a
carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da
fé, JESUS, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz,
não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS.
Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos
pecadores contra Si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas
almas". É somente por considerar constantemente e com oração a JESUS tal como é
revelado na Bíblia que podemos nos guardar de tornar-nos cansados de fazer o bem
e de desanimar pelo caminho.
Novamente, devemos considerar a JESUS porque
Nele "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos". Col. 2:3.
A quem quer que falte sabedoria é indicado pedir a DEUS que a concede
liberalmente sem lançar em rosto, e a promessa é de que lhe será concedida. Mas
a desejada sabedoria somente pode ser obtida em CRISTO. A sabedoria que não
procede de CRISTO e que, em conseqüência, não conduz a Ele é somente loucura,
pois DEUS, como fonte de todas as coisas, é o Autor da sabedoria; a ignorância
de DEUS é a pior sorte de insensatez (ver Rom. 1:21, 22) e todos os tesouros da
sabedoria e conhecimento estão ocultos em CRISTO, de modo que quem tem somente a
sabedoria deste mundo nada sabe. E uma vez que todo o poder no Céu e na Terra é
dado a CRISTO, o apóstolo Paulo declara que CRISTO é "o poder e a sabedoria de
DEUS". I Cor. 1:24.
Há, contudo, um texto que brevemente sumaria
tudo quanto CRISTO é para o homem e oferece a razão mais abrangente para
considerá-Lo. É este: "Mas vós sois Dele, em CRISTO JESUS, o qual Se nos tornou
da parte de DEUS sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". I Cor. 1:30.
Somos ignorantes, ímpios e perdidos. CRISTO é para nós justiça e redenção. Que
abrangência! Da ignorância e pecado, à justiça e redenção. A mais elevada
aspiração ou necessidade do homem não pode atingir os limites do que CRISTO é
para nós e o que Ele somente é para nós. Razão suficiente é esta para que todos
os olhos devam estar Nele fixos.
E. J. Waggoner
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